em matéria
em em vídeo
em convidado
Últimas Notícias
Convidados
Fale conosco Expedinte/Termos de uso [email protected] Whatsapp 55 67 3331 0553 © Copyright 2017. Todos os direitos reservados à
MULTIPLIX - Planejamento, Mercado e Tecnologia

INTERNACIONAL

INTERNACIONAL - Quinta, 29/04/2021

Coronavírus: quão agressiva é a variante que assola a Índia e por que sabemos tão pouco sobre ela

País tem relatado cerca de 200 mil casos graves por dia desde 15 de abril, bem acima do pico de 93 mil casos diários registrados no ano passado

Reprodução/RIF

De todas as variantes descobertas, a mais preocupante no momento é aquela identificada no Reino Unido, que se espalhou para pelo menos 50 outros países

A Índia quebrou o recorde mundial de novas infecções por covid-19 em um dia — Foto: Divulgação/Getty Images
Cientistas de todo o mundo estão investigando uma variante do coronavírus identificada na Índia. Porém, eles não sabem até que ponto ela se espalhou ou se é ela que está impulsionando a segunda onda de covid-19 no país.

Os vírus sofrem mutações o tempo todo, produzindo diferentes versões de si mesmos. A maioria dessas mutações é insignificante, e algumas podem até tornar o vírus menos perigoso, mas outras podem torna-lo mais contagioso e resistente às vacinas.

Uma variante, batizada de B.1.617, foi detectada pela primeira vez na Índia em outubro.

"A superpopulação e a densidade da Índia a tornam uma incubadora perfeita para esse vírus registrar mutações", disse Ravi Gupta, professor de microbiologia clínica da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

A Índia notificou cerca de 200 mil casos graves por dia desde meados de abril — Divulgação/Reuters
Por que a segunda onda de covid está sendo tão devastadora?
A Índia tem relatado cerca de 200 mil casos graves por dia desde 15 de abril, bem acima do pico de 93 mil casos diários registrados no ano passado. E agora as mortes também aumentaram.

No entanto, a nova onda de casos na Índia pode ter sido causada por grandes concentrações de pessoas e pela falta de medidas preventivas, como uso de máscaras ou distanciamento social.

Jeffrey Barrett, do Wellcome Sanger Institute, no Reino Unido, diz que pode haver uma relação de causa e efeito com a nova variante, mas faltam evidências.

Ele observa que a variante é conhecida desde o final do ano passado: "Se ela está por trás da onda na Índia, demorou vários meses para chegar a este ponto, sugerindo que é provavelmente menos transmissível do que a variante Kent B117."

As vacinas continuarão a funcionar para esta variante?
Os cientistas acreditam que as vacinas existentes ajudarão a controlar a nova variante quando se trata de evitar que alguém fique gravemente doente.

De acordo com um artigo publicado na Nature por Gupta e seus colegas de pesquisa, algumas variantes inevitavelmente escaparão do efeito das vacinas atuais.

Como resultado, mudanças nas vacinas serão necessárias para torna-las mais eficazes. No entanto, as vacinas agora disponíveis provavelmente retardarão a propagação da doença.

"Para a maioria das pessoas, essas vacinas podem significar a diferença entre ficar assintomático ou levemente doente e acabar no hospital sob risco de morte", disse Jeremy Kamil, virologista da Louisiana State University, nos Estados Unidos.

"Por favor, tome a primeira vacina que eles lhe oferecerem. Não cometa o erro de duvidar e esperar por uma vacina ideal", acrescenta.

Um consórcio de dez laboratórios na Índia está sequenciando amostras de coronavírus — Foto: Reprodução/BBC News Brasil

O quanto a nova variante se espalhou?
Os cientistas ainda não sabem ao certo o quão disseminada ela está na Índia.

 A nova variante foi detectada em 220 das 361 amostras coletadas entre janeiro e março no Estado de Maharashtra.

Também foi detectada em pelo menos 21 países, de acordo com o banco de dados global GISAID.

Há uma grave escassez de oxigênio na Índia, e o sistema de saúde está saturado — Foto: Getty Images
É mais infecciosa ou perigosa?
Os cientistas ainda não sabem. Kamil diz que uma de suas mutações é semelhante a outras identificadas nas variantes da África do Sul e do Brasil.

Essas duas mutações podem ajudar o vírus a escapar dos anticorpos do sistema imunológico que lutam contra o coronavírus com base na experiência de uma infecção anterior ou de uma vacina.

De todas as variantes descobertas, a mais preocupante no momento é aquela identificada no Reino Unido, que se espalhou para pelo menos 50 outros países.

"Duvido que a variante indiana seja mais infecciosa do que a variante do Reino Unido. Não devemos entrar em pânico", diz Kamil.

Por que se sabe tão pouco sobre ela?
Os cientistas têm até agora poucas amostras para investigar: 298 na Índia e 656 em todo o mundo, em comparação com mais de 384 mil para a variante do Reino Unido.

E, depois dos primeiros casos relatados na Índia, menos de 400 casos da variante indiana foram detectados em todo o mundo, diz Kamil.


Com informações da BBC News Brasil — Soutik Biswas
exito Neex Brasil - Criação e Desenvolvimento de Sites
55 (67)3331 0553

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade."
George Orwell