em matéria
em em vídeo
em convidado
Últimas Notícias
Convidados
Fale conosco Expedinte/Termos de uso [email protected] Whatsapp 55 67 3331 0553 © Copyright 2017. Todos os direitos reservados à
MULTIPLIX - Planejamento, Mercado e Tecnologia

GERAL

GERAL - Quarta, 24/11/2021

Mata do Segredo: prefeitura recupera travessa e libera acesso

CGNotícias/Denilson Secreta

Segundo a Sisep, temporal arrancou a tubulação da travessia com a força da correnteza e obras foram necessárias para liberar a passagem ao moradores

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) concluíram  nesta quarta-feira (24), os serviços de reconstrução da travessia sobre o Córrego Segredo, que serve de acesso aos moradores da região, e que foi danificada pela chuva e arrancada pela força da correnteza. O trânsito pela Rua Veridiana, no Estrela do Sul, foi liberado por volta das 16 horas.

De acordo com a Sisep, com o temporal, a tubulação da travessia foi arrancada pela força da correnteza que arrastou também o aterro e a estrutura de drenagem (um dissipador de energia). As chuvas que caíram nas últimas semanas atrasaram as obras de recuperação dos estragos. A intervenção começou com a retirada dos galhos que desceram com a correnteza, desobstrução das bocas de lobo e o corta rio.  O canal foi desviado para que as equipes pudessem trabalhar na reconstrução das bases do tubo (feito com aço galvanizado) que é fixado com concreto.

Segundo o superintendente de Serviços Públicos da Sisep, Medhi Talayeh, o problema decorreu do volume de chuva, num curto período de tempo, na cabeceira do Córrego Segredo.  A correnteza trouxe galhos e troncos de árvores, que bloquearam a passagem da água gerando uma pressão, que deslocou o tubo e levou ao rompimento das cabeceiras. O local serve de acesso para moradores dos 562 apartamentos construídos em condomínio na Mata do Segredo.

Segundo o secretário de Infraestrutura Rudi Fiorese, a Prefeitura está empenhada em buscar recursos para a construção de barragens na direção das cabeceiras do Segredo. “Essas barragens vão regular a vazão do córrego e, assim, evitarão os transbordamentos, a jusante, que resultam em pontos de alagamentos ao longo da Avenida Heraclito Figueiredo (que margeia o córrego) e na altura da rotatória das avenidas Ernesto Geisel com Rachid Neder. Foi construído um piscinão no Conjunto Oscar Salazar, com capacidade para reter 26 milhões de litros, que ajudou a reduzir o volume de água na nascente do córrego”, explica.


Com informações do CGNotícias
exito Neex Brasil - Criação e Desenvolvimento de Sites
55 (67)3331 0553

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade."
George Orwell