em matéria
em em vídeo
em convidado
Últimas Notícias
Convidados
Fale conosco Expedinte/Termos de uso [email protected] Whatsapp 55 67 3331 0553 © Copyright 2017. Todos os direitos reservados à
MULTIPLIX - Planejamento, Mercado e Tecnologia

POLÍTICA

POLÍTICA - Terça, 24/05/2022

Medalha a Elon Musk: governo “explica” homenagem dada por Bolsonaro

Medalha da Ordem do Mérito da Defesa premia civis e militares que prestaram relevantes serviços às Forças Armadas

Reprodução/Twitter

Pelo Twitter, Bolsonaro disse ter tratado com Musk, entre outros assuntos, sobre “conectividade, investimentos, inovação e o uso da tecnologia como reforço na proteção da Amazônia

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, concederam ao empresário Elon Musk a medalha da Ordem do Mérito da Defesa, que premia civis e militares que prestaram relevantes serviços às Forças Armadas.

O empresário mais rico do mundo esteve no Brasil na semana passada para reunião com Bolsonaro. Na ocasião, recebeu a medalha das mãos do chefe do Executivo, mas só nesta terça-feira a honraria foi publicada no Diário Oficial da União.

O encontro entre os dois aconteceu no interior de São Paulo, na última sexta-feira. Musk veio ao Brasil a convite do ministro das Comunicações, Fábio Faria, para tratar sobre "conectividade e proteção da Amazônia". O encontro não estava previsto na agenda oficial do presidente da República.

Elon Musk é mundialmente conhecido por fundar e liderar as empresas SpaceX e Tesla, de carros elétricos. Musk é o homem mais rico do mundo, dono de uma fortuna estimada em US$ 210 bilhões.

A SpaceX é uma companhia espacial com cerca de 4.500 satélites que orbitam em baixa altitude. A categoria inclui equipamentos que ficam em órbita a até 2.000 quilômetros de altitude, numa nova modalidade para fornecer internet em áreas remotas.

Segundo Fábio Faria, a ideia é que a cobertura de internet no local facilite o monitoramento realizado pelo governo na Amazônia.

Bolsonaro, no entanto, sempre criticou opiniões estrangeiras sobre a floresta e negou qualquer chance de apoio internacional para ampliar a preservação da região e constantemente bate boca em redes sociais com artistas globais que falam do tema, como o ator Leonardo DiCaprio.

Pelo Twitter, Bolsonaro afirmou que tratou com o empresário, entre outros assuntos, sobre “conectividade, investimentos, inovação e o uso da tecnologia como reforço na proteção de nossa Amazônia e na realização do potencial econômico do Brasil”.

"Sopro de esperança"
No encontro na semana passada, Bolsonaro aproveitou a oportunidade para fazer um afago no empresário. Disse que a compra do Twitter pelo bilionário é um "sopro de esperança" e que a parceria do governo brasileiro com sua empresa, a Starlink, vai mostrar a Amazônia para o mundo.

Especialistas dizem, porém, que a tecnologia da Starlink permite somente conexão remota e envio de fotos e vídeos, como qualquer troca de arquivos via Whatsapp, por exemplo.

Apenas o monitoramento – ou seja, o uso de sistemas que façam a interpretação das imagens captadas a partir de um profundo conhecimento da área – permite a preservação, afirmam.

Além disso, o serviço oferecido por Musk ao governo brasileiro já existe desde 2018, custou mais de R$ 700 milhões de reais e foi implementado por meio de um acordo da Telebras com o maior concorrente de Musk nos Estados Unidos - a Viasat Telecomunicações, do igualmente bilionário Mark Dankberg.


Com informações da Agência O Globo
exito Neex Brasil - Criação e Desenvolvimento de Sites
55 (67)3331 0553

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade."
George Orwell