em matéria
em em vídeo
em convidado
Últimas Notícias
Convidados
Fale conosco Expedinte/Termos de uso [email protected] Whatsapp 55 67 3331 0553 © Copyright 2017. Todos os direitos reservados à
MULTIPLIX - Planejamento, Mercado e Tecnologia

EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO - Terça, 16/03/2021

Novo aplicativo transmite aulas da Reme por meio de podcasts

Divulgação/CGNotícias

Aplicativo Rádio e TV Reme foi lançado em agosto do ano passado e serve de ferramenta para as aulas remotas

Com aulas remotas para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande desde março de 2020, por conta da pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) oferece mais uma opção de acesso aos conteúdos, por meio de podcasts disponíveis no aplicativo da Rádio Reme.

A iniciativa já está em funcionamento e conta com aulas específicas gravadas em formato de áudio, por professores da Rede. Os podcasts podem ser descarregados da internet e ficam disponíveis para serem ouvidos em qualquer dispositivo (computador, celular, tablet).

O aplicativo (App) Rádio e TV Reme foi lançado em agosto do ano passado e serve de ferramenta para as aulas remotas. Por meio do aplicativo, os alunos podem ouvir os podcasts e acessar o Youtube da TV Reme, por meio do qual todas as aulas transmitidas no canal 4.2 da TVE ficam disponíveis.

A novidade são as aulas exclusivas em áudio. Até o ano passado, o aplicativo da Rádio Reme retransmitia a programação da TV Reme. “Está em alta o podcast, todo mundo só fala nisso, então começamos a implementar”, explicou o diretor da TV Reme, João Robson de Souza.

A gravação de aulas em formato de podcast surgiu para que os professores tivessem outra opção para levar os conteúdos aos alunos, além da televisão. “No rádio, a linguagem é mais tranquila, mais leve, não fica engessado. Pode colocar participação do aluno, pode pedir para o aluno ligar, mandar mensagem. Tem interação”, afirma Souza.

A nova plataforma está vinculada diretamente ao planejamento de aula, com o conteúdo dos cadernos impressos oferecidos pela Semed. O mesmo ocorre com as aulas da TV Reme, pois todo o conteúdo pedagógico é oferecido conforme o cronograma dos cadernos.

Com a aplicação dessa nova ação, os resultados da aprendizagem já surtiram efeito. Os alunos passaram a estabelecer contato com os professores e a produção do programa para comentar sobre os podcasts. “Os professores já observaram que o resultado está sendo satisfatório e se propuseram a gravar novamente”, disse o diretor da TV Reme.

A inovação, aliada à necessidade de oferecer outros recursos para o aprendizado domiciliar, é avaliada de forma positiva pelos professores. “Eu achei que essa inovação foi mais um meio de comunicação entre o professor e o aluno. Contribuiu para que eu possa levar mais conhecimentos para meus alunos e outros da nossa Rede Municipal.”, comentou a professora Inaiá Rosa Cherbakian, que atua nas escolas Nerone Maiolino e Professor Vanderlei Rosa de Oliveira.

“Gravar aula em podcast é um instrumento de educação fantástico, e a Reme inova mais uma vez. É um instrumento auditivo que atinge se não hoje, mas em breve, 100% de nossos alunos. A criança pode ouvir quantas vezes quiser. No podcast, o professor se sente mais à vontade”, afirmou a professora Bya Narçay, da Escola Governador Harry Amorim Costa.

Aulas
No ar desde o dia 8 de junho de 2020, a TV Reme está disponível para os 110 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, pelo canal 4.2 da TVE, e as videoaulas podem ser assistidas pela internet, no canal do YouTube https://www.youtube.com/channel/UCsC4oAnt5rZiGAEKYLAYBog/featured.

As aulas presenciais da Reme estão suspensas até o dia 1° de julho, conforme Decreto n. 14.613, publicado no Diogrande em 4 de fevereiro deste ano, mas o ensino para os estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos tem continuidade de forma remota.

As aulas do podcast e da TV Reme são elaboradas pelos professores da Rede, com o acompanhamento da Semed, e são gravadas no estúdio da TVE. A grade de programação atende aos alunos de todas as idades com conteúdos específicos para cada ano escolar. A produção tem por base os conteúdos curriculares do 1° ao 9° anos do ensino fundamental, ensino médio integrado ao profissional técnico agrícola, além dos conteúdos direcionados aos alunos do berçário ao grupo 5 e aos alunos da EJA.

Os alunos da educação infantil têm acesso a contações de histórias, brincadeiras e jogos. Para os alunos do ensino fundamental, é trabalhado conforme o referencial curricular vigente, com temas nas áreas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, inglês e arte.

As aulas também continuam disponíveis em outros meios utilizados pelos professores e pelas unidades escolares (aplicativos de conversa com vídeos e áudios), conforme a necessidade e adaptação de cada turma.


Com informações do CGNotícias
exito Neex Brasil - Criação e Desenvolvimento de Sites
55 (67)3331 0553

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade."
George Orwell