em matéria
em em vídeo
em convidado
Últimas Notícias
Convidados
Fale conosco Expedinte/Termos de uso [email protected] Whatsapp 55 67 3331 0553 © Copyright 2017. Todos os direitos reservados à
MULTIPLIX - Planejamento, Mercado e Tecnologia

INTERIOR

INTERIOR - Quarta, 01/05/2013

Rio Paraguai é homenageado no Festival América do Sul

Da Redação

DIVULGAÇÃO

A 10ª edição do festival bate recorde de público

DIVULGAÇÃO

Geraldo Espindola foi uma das atrações do 10º Festival América do Sul

EDEMIR RODRIGUES

O Bando do Velho Jack e o Abuela Coca também participaram do festival

O governador André Puccinelli realiza nesta quarta-feira (1º), às 18h30, a abertura solene do Festival América do Sul de 2013, no município de Corumbá, com homenagens a personalidades importantes da cultura latino-americana. O evento acontece no Palco das Américas, instalado na Praça Generoso Ponce. A 10ª edição do FAS segue até o dia 5 de maio, com atividades culturais que visam o diálogo e a integração entre os povos de dez países: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. 
 
"O Festival se consolidou como um grande evento, pela vontade da população. E esta edição será, com certeza, ainda melhor que as anteriores”, disse o governador, André Puccinelli, na ocasião do lançamento do Festival, em março.
 
A estrutura do festival vai contar com espaços para mostra de artesanato, artes plásticas e grandes shows. A edição deste ano traz mostras de artesanato na Feira dos Países, na Praça Generoso Ponce; exposições de artes plásticas, fotografia, cinema e oficinas no Centro de Convenções do Pantanal; literatura no Moinho Cultural Sul-Americano; apresentações de artes cênicas com teatro, dança e circo pelas ruas de Corumbá e shows de artistas locais, nacionais e internacionais no Palco das Américas.
 
Homenagens – O Festival também presta homenagens a representantes da arte e cultura que têm relação com o Rio Paraguai, tema da décima edição. Estão entre os homenageados o acordeonista Wilson de Oliveira; João de Arruda Pinheiro, pioneiro no transporte de carga, gado e pessoas em lancha pelo Rio Paraguai; a artesã Josefina Alves Ribeiro (em memória), especialista no uso de fibras naturais como o aguapé; Ivone Torres Moraes, responsável pela tradicional festa anual em homenagem a São Pedro, com procissão fluvial; e Rubén Bareiro Saguier, ensaísta, poeta e advogado que foi embaixador do Paraguai na França.
 
“Este ano tivemos uma mudança de foco na homenagem. O grande homenageado é o próprio Rio Paraguai, que trouxe desenvolvimento econômico, social, cultural e é tão ligado à religiosidade. E as pessoas homenageadas representam a todos nós perante ele”, explica o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.

exito Neex Brasil - Criação e Desenvolvimento de Sites
55 (67)3331 0553

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade."
George Orwell