em matéria
em em vídeo
em convidado
Últimas Notícias
Convidados
Fale conosco Expedinte/Termos de uso [email protected] Whatsapp 55 67 3331 0553 © Copyright 2017. Todos os direitos reservados à
MULTIPLIX - Planejamento, Mercado e Tecnologia

INTERNACIONAL

INTERNACIONAL - Segunda, 16/11/2015

“Terrorismo não tem religião”: nas redes sociais, muçulmanos condenam ataques em Paris

Getty

Jovens muçulmanas de Turim, na Itália, protestaram contra ataques em Paris

Wafi Abdouss

Vídeo do muçulmano Wafi Abdouss na internet já foi visto mais de 100 mil vezes

Muçulmanos de diversas partes do mundo usaram as redes sociais para condenar os ataques ocorridos em Paris na última sexta, responsáveis pela morte de mais de 130 pessoas.

Em Turim, na Itália, jovens muçulmanas seguraram em protesto cartazes onde se lia a hashtag #NotInMyName (“Não em meu nome”).

Manifestações como essa ocorreram em vários outros países. Muçulmanos também estão usando hashtags como #TerrorismHasNoReligion ("Terrorismo não tem religião") e #MuslimsAren'tTerrorists ("Muçulmanos não são terroristas").

A comunidade muçulmana internacional também lançou mão da hashtag #ISISisnotIslam (“Estado Islâmico não é o Islã"), em referência ao grupo autoproclamado "Estado Islâmico", que assumiu os atentados.

“O profeta Maomé nos ordenou a não fazer mal a ninguém e disse que quem fizer o contrário não é muçulmano”, escreveu um internauta do Egito no Twitter.

Muitos também citaram trechos do Alcorão para condenar o atentado: “Quem mata um inocente é como se matasse toda a humanidade”, tuitou um outro usuário.

“Não em meu nome” – Após os ataques de Paris, foi retomado o uso da hashtag #NotInMyName, movimento que começou no Reino Unido em 2014 após decapitações de estrangeiros pelo “EI”.

O marroquino Wafi Abdouss, que tem um canal no YouTube, publicou um vídeo que já foi visto mais de 100 mil vezes. Nele, diz: “O que ocorreu em Paris foram ações cometidas por criminosos, que não representam nem os muçulmanos nem os árabes. Os jihadistas e os fundamentalistas só representam eles mesmos”.

Muçulmanos na Espanha também condenaram de maneira dura os ataques.

Sami El Mushtawi, diretor do departamento de Cultura do Centro Islâmico de Madri, publicou um comunicado deixando claro seu “rechaço total a toda forma de terrorismo”.

“Esse tipo de ação não tem justificativa nenhuma”, afirmou.

Um crime contra a humanidade – Líderes religiosos muçulmanos de diversas partes do mundo também condenaram o atentado da sexta.

O secretário-geral do Conselho Muçulmano da Grã-Bretanha (uma associação que representa mais de 500 organizações muçulmanas), Shuja Shafi, descreveu os ataques como “horríveis”.

“O grupo que se denomina Estado Islâmico assumiu a autoria dos ataques. Não há nada de islâmico nessas pessoas – e suas ações são demoníacas, fora das fronteiras da nossa fé.”

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, descreveu o atentado como “um crime contra a humanidade”, e o ministro do exterior do Catar, Khaled al-Attiyah, chamou o ato de “atroz”.

Fonte: BBC Brasil
exito Neex Brasil - Criação e Desenvolvimento de Sites
55 (67)3331 0553

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade."
George Orwell