em matéria
em em vídeo
em convidado
Últimas Notícias
Convidados
Fale conosco Expedinte/Termos de uso [email protected] Whatsapp 55 67 3331 0553 © Copyright 2017. Todos os direitos reservados à
MULTIPLIX - Planejamento, Mercado e Tecnologia

ARTIGO

Turismo para Aquidauana

ROSILDO BARCELLOS

 O turismo representa o quinto principal produto na geração de divisas em moeda estrangeira para o Brasil e disputa com a exportação de automóveis a quarta posição. O leque de turismo no Brasil é extremamente amplo passando pelo turismo de férias, o cultural, o de negócios e desportivo, além do turismo de saúde e religioso. E para que o tenhamos forte, precisamos mensurar o desejo e a necessidade de evasão ou ainda o espírito de aventura e a motivação cultural e comercial dos usuários.
 
Posteriormente a isso é que poderemos desenvolver uma Política de Turismo compatibilizada com os padrões estabelecidos nas várias esferas, visando a preservação e conservação dos recursos naturais, dos monumentos históricos e das manifestações culturais.
 
É neste particular, que surge a importância do Turismo  para Aquidauana (17.008,5 Km², e deste total 75% abrange o Pantanal) posto que a sazonalidade e inconstância da demanda é riteradamente uma característica do produto hoteleiro haja vista que os meios de hospedagem sofrem os impactos dos períodos fracos. A pesca nos Rios Taquarussu, Dois irmãos, Aquidauana e Miranda é premente e salutar, até porque o período de defeso acabou em fevereiro. Precisamos transmutar o turismo em uma forma de movimentação econômica e trabalhista capaz de gerar emprego, renda e receita pública, podendo efetivamente, propiciar o desenvolvimento econômico e social com foco para a exploração da diversidade cultural da região e a preservação da biodiversidade.
 
Evidentemente ainda há a imperiosa ação de desenvolver e apoiar ações integradas e marketing que resultem em uma identificação clara de Aquidauana como destino turístico,  valorizando seus produtos, através de campanhas promocionais, propaganda, promoção e divulgação nos mercados e adoção de uma política pró-ativa e fundamentalmente investir na 'humanização' da localidade,treinando a receptividade dos trabalhadores,além de  estimular o plantio de árvores nativas, a criação de parques e praças, instalação de trilhas planejadas para caminhadas em áreas verdes; e fomentar a educação ambiental de crianças, jovens e adultos.
 
Algo que poderá dar um novo impulso na área, seria o novo acesso a cidade através da construção de um anel viário e a pavimentação da rodovia Aquidauana - Rio Verde. Há um traçado proposto que partirá do trecho próximo ao Aterro Sanitário, passando pelo conjunto habitacional Arara Azul, Jardim Aeroporto, contornando o Hospital Funrural, Aeroporto e Instituto Técnico Federal até chegar às imediações do Rancho do Pescador, na BR 262. Tal arranjo produtivo  nos colocaria no meio de uma rota aonde as relações de produção da região pantaneira seriam profundamente melhoradas, tanto na pecuária como no turismo.
 
Outro fator importante seria,implementar datas festivas,como faz a vizinha Anastácio com sua “Festa da Farinha” e a possibilidade de  poder abrir espaço para a visitação equalizada do  Sítio Arqueológico de Xerez - Segundo estudos, o povoado de Santiago de Xerez teria sido fundado em 1593, pelo espanhol Ruy Diaz de Guzman, apoiado por jesuítas. Nele teriam vivido em torno de 100 espanhóis e pelo menos três mil índios agregados. O Sítio arqueológico Cêra (Localizado na Serra de Maracajú, onde foram encontrados painéis com inscrições rupestres, caracterizando vestígios de grupos pré-históricos; e as  04 aldeias da etnia terena e que podem ser feitas visitações; Limão Verde, Bananal, Ypeg e Água Branca. 
 
Ofertar importância ao setor turístico propugnará por uma nova perspectiva de distribuição de renda gerada pela atividade em comento, compreendendo-a como uma cadeia produtiva, abrindo novos postos de trabalho com reflexos diretos na economia, engajando o turismo de eventos como um segmento da atividade turística efetivamente saudável,constante, criativa e eficaz.

Professor, articulista e membro do Conselho de Cultura de Corumbá
exito Neex Brasil - Criação e Desenvolvimento de Sites
55 (67)3331 0553

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade."
George Orwell