em matéria
em em vídeo
em convidado
Últimas Notícias
Convidados
Fale conosco Expedinte/Termos de uso [email protected] Whatsapp 55 67 3331 0553 © Copyright 2017. Todos os direitos reservados à
MULTIPLIX - Planejamento, Mercado e Tecnologia

GERAL

GERAL - Terça, 20/04/2021

Adolescentes e jovens ouvidos pelo Unicef dizem confiar pouco nas vacinas contra a Covid-19

Número de público jovem que “não confia” na capacidade imunizante das vacinas chega a 46%

Reprodução/Metrópoles

Sabendo que adolescentes e jovens têm um papel fundamental na disseminação de informações sobre a pandemia, Unicef lança o chatbot VacinasInfo 

Uma enquete sobre a vacinação contra a Covid-19, realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em fevereiro, com quase 1,4 mil adolescentes e jovens, revela que quase metade dos respondentes (46%) confia mais ou menos, um pouco ou nem um pouco nas vacinas. Sabendo do protagonismo de meninas e meninos na conscientização de suas comunidades sobre a prevenção da Covid-19 e a importância da vacinação, o Unicef, em parceria com a Viração Educomunicação, lança o chatbot VacinasInfo, uma central de informações sobre as vacinas contra a Covid-19 por meio de WhatsApp e Facebook. 

“A disseminação de informações seguras e confiáveis a toda a população é fundamental. E adolescentes e jovens são essenciais nesse processo. Embora elas e eles ainda não estejam entre os grupos prioritários para a vacinação, elas e eles são importantes atores para replicar informações verdadeiras nos seus diferentes ambientes de convivência, e ajudar no combate às notícias falsas, online e offline. Para tanto, é fundamental que elas e eles estejam bem informados. Por isso, lançamos esse canal para tirar suas dúvidas, ter acesso a conteúdo de qualidade e aumentar a sua confiança na eficácia e segurança das vacinas”, explica Cristina Albuquerque, chefe de Saúde do Unicef no Brasil.

Na enquete, realizada pelo Unicef por meio da plataforma U-Report, adolescentes e jovens falaram sobre sua percepção a respeito da vacinação e sobre as informações que recebem. Não se trata de pesquisa com o rigor metodológico, e sim de consultas rápidas por meio de redes sociais entre pessoas  cadastradas na plataforma. A enquete apresenta a opinião dos adolescentes e jovens que responderam a ela e não podem ser generalizadas para a população brasileira dessa faixa etária como um todo.

Entre as questões, foi perguntado a quase 1,4 mil adolescentes e jovens: “Se a vacina estivesse disponível para você agora, o quanto confiaria em tomar?”. Entre os respondentes, 54% disseram “muito”; 28%, “mais ou menos”; 9%, “um pouco”; e 9%, “nem um pouco”.

Embora sem confiar totalmente nas vacinas, a maioria dos adolescentes e jovens que responderam à enquete afirma que se vacinariam contra a Covid-19 se as vacinas estivessem disponíveis para sua faixa etária (79%). Os demais 21% se dividiram entre indecisos (14%) e quem afirma que não pretende se imunizar (7%).

Entre os indecisos e os que não querem se vacinar, 34% acreditam que as vacinas não são seguras, 30% declararam não saber o suficiente sobre as vacinas e 10% ouviram boatos negativos sobre elas. Os boatos citados por eles incluem notícias falsas sobre outras doenças e mortes causadas pelas vacinas, desinformação sobre possíveis efeitos colaterais que poderiam surgir, informações falsas sobre a não comprovação científica da eficácia das vacinas, notícias não verdadeiras sobre vacinas serem responsáveis por mais mortes que o próprio vírus e por alterarem o DNA humano, além de teorias conspiratórias. Os boatos chegaram a eles por meio de redes sociais (48%), pessoas próximas (22%), mídia (17%), conversas entre pessoas da região em que vivem (4%) e outros lugares (9%).

Chatbot vai levar informação confiável a esse público
Para levar informação correta a adolescentes e jovens sobre a importância da vacinação, o Unicef, em parceria com a Viração Educomunicação, lançou essa central de informações sobre as vacinas contra a Covid-19 por meio do chatbot VacinasInfo. 

O robô pode ser acessado enviando a palavra-chave “VacinasINFO” para o WhatsApp ou página do Facebook do projeto, e pode ser acessado por toda a população. Entre os tópicos abordados, estão desenvolvimento, segurança e acesso às vacinas e orientações para se proteger da Covid-19.

Sobre o U-Report
Desde que a pandemia de Covid-19 foi declarada em 11 de março de 2020, fornecer informações sobre prevenção contra a doença tornou-se fundamental. O projeto U-Report Brasil, iniciativa global do Unicef implementada, no Brasil, pela Viração Educomunicação, desenvolveu uma série de ações para entender as realidades e demandas de adolescentes e jovens neste contexto, realizando enquetes ao longo do ano de 2020 e do início de 2021, além de promover conteúdos informativos sobre os mais diversos assuntos relacionados à pandemia.

Atualmente, o U-Report é implementado em mais de 70 países e conta com mais de 13 milhões de usuários registrados na plataforma ao redor do mundo. No Brasil, são mais de 84 mil inscritos.


Com informações da Unicef Brasil
exito Neex Brasil - Criação e Desenvolvimento de Sites
55 (67)3331 0553

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade."
George Orwell