em matéria
em em vídeo
em convidado
Últimas Notícias
Convidados
Fale conosco Expedinte/Termos de uso [email protected] Whatsapp 55 67 3331 0553 © Copyright 2017. Todos os direitos reservados à
MULTIPLIX - Planejamento, Mercado e Tecnologia

POLÍTICA

POLÍTICA - Terça, 06/02/2024

Aedes aegypti: série de vídeos alerta para a importância da prevenção

© Reprodução/Yandex

Os vídeos mostram que com apenas 10 minutos por semana, é possível encontrar e eliminar criadouros, evitando a proliferação do mosquito

A Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Fiocruz lançou uma série de vídeos sobre a prevenção ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. As produções estão disponíveis nas redes sociais da Fundação e no canal da instituição no YouTube, com tradução para a Língua brasileira de sinais (Libras) e áudio e legenda em português. 

A série aborda temas importantes, como os locais utilizados e ações para eliminar possíveis criadouros do mosquito e a importância da manutenção das ações de controle e prevenção ao Aedes. Os vídeos mostram que com apenas 10 minutos por semana, é possível encontrar e eliminar criadouros, evitando a proliferação do mosquito. 

Aumento no número de casos  
Apesar de circular durante todo o ano, o verão é o período em que o mosquito se prolifera mais facilmente, devido às altas temperaturas e grande quantidade de chuvas. O Ministério da Saúde (MS) prevê cinco milhões de casos de dengue em 2024.  

De acordo com o terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e do Levantamento de Índice Amostral (LIA), 74,8% dos criadouros do mosquito estão em casas e apartamento, como em vasos e pratos de plantas e garrafas retornáveis, o que reforça a importância da conscientização e participação da população.



Com informações a Agência Fiocruz de Notícias – Fabrício Barbosa e Leonardo Azevedo
exito Neex Brasil - Criação e Desenvolvimento de Sites
55 (67)3331 0553

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade."
George Orwell