em matéria
em em vídeo
em convidado
Últimas Notícias
Convidados
Fale conosco Expedinte/Termos de uso [email protected] Whatsapp 55 67 3331 0553 © Copyright 2017. Todos os direitos reservados à
MULTIPLIX - Planejamento, Mercado e Tecnologia

SAÚDE

SAÚDE - Terça, 11/05/2021

Anvisa orienta suspensão da AstraZeneca para grávidas

Decisão saiu em nota emitida pela agência

Reprodução/Internet

Decisão é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica emitida pela agência.  

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A decisão é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no país.

“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, ressaltou a Anvisa.

A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a Coronavac e a Pfizer.

Suspensão
Estados e prefeituras alteraram o esquema de vacinação de grávidas após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar, na noite de segunda-feira (10), a suspensão imediata do uso do imunizante da Astrazenca nesse grupo de pessoas.

No estado do Rio de Janeiro, houve suspensão total da vacinação de grávidas e também de puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz) com qualquer vacina (Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer, as três disponíveis no Brasil). Em Aracaju, está suspensa apenas a aplicação da vacina da Astrazeneca a esses grupos.

No estado de São Paulo, a vacinação de grávidas com comorbidades começaria nesta terça-feira (11), foi suspensa.

Veja a situação em cada localidade:

Acre
Alagoas
Amazonas
Goiás
Mato Grosso do Sul
Paraíba
Paraná

• Foz do Iguaçu
Pernambuco
• Caruaru
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Sergipe
São Paulo

• Araraquara, Rio Claro e São Carlos
• Baixada Santista
• Birigui, Olímpia, Penápolis e Rio Preto
• Campinas
• Vale do Paraíba


Com informações da Agência Brasil — Karine Melo
exito Neex Brasil - Criação e Desenvolvimento de Sites
55 (67)3331 0553

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade."
George Orwell