em matéria
em em vídeo
em convidado
Últimas Notícias
Convidados
Fale conosco Expedinte/Termos de uso [email protected] Whatsapp 55 67 3331 0553 © Copyright 2017. Todos os direitos reservados à
MULTIPLIX - Planejamento, Mercado e Tecnologia

COTIDIANO

COTIDIANO - Terça, 30/04/2013

Bolsa Família reduz trabalho infantil, diz OIT

Da Redação

REPRODUÇÃO

Segundo a OIT, políticas de proteção social, como o programa brasileiro, são cruciais no combate ao trabalho infantil

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) declarou que o programa Bolsa Família contribui para a redução do trabalho infantil no Brasil. De acordo com o informe da OIT, o Bolsa Família, desde a sua criação, reduziu em 8,7% a quantidade de crianças trabalhando no campo e 2,5%, nas áreas urbanas.
 
Segundo a organização, políticas de proteção social, como o programa brasileiro, são cruciais no combate a esse tipo de trabalho, que atinge cerca de 215 milhões de crianças no mundo  dos quais mais da metade exerce atividades consideradas perigosas.
 
"O relatório demonstra claramente que investir na proteção social por meio dos pisos de proteção social definidos em nível nacional é uma parte fundamental da resposta na luta contra o trabalho infantil, que inclui também o acesso a empregos decentes para os adultos e a educação para as crianças", disse a diretora do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil da OIT, Constance Thomas. Estimativas da OIT apontam que cerca de 75% da população mundial não têm acesso à proteção social integral.
 
Para a organização, a dinâmica do trabalho infantil obedece a vulnerabilidade de áreas associadas à pobreza, contra a qual a seguridade social desempenha papel fundamental para a sua mitigação. Segundo o informe da OIT, em lugares pobres, onde há pouco acesso ao crédito, as famílias recorrem ao trabalho infantil para satisfazer suas necessidades básicas e combater as incertezas do contexto econômico.
 
A pobreza é o principal fator sobre o qual a OIT justifica a importância de pisos e sistemas de seguridade social que incluam programas públicos de emprego, de proteção à saúde e às pessoas com deficiência, de seguro-desemprego e de seguridade adaptada à infância.
 
EM ANEXO  Enquanto muitos brasileiros criticam o Bolsa Família, chamando-o de Bolsa Esmola, a OIT, uma instituição de credibilidade, apresenta um relatório que demonstra as vantagens do programa a milhares de brasileiros. Segundo o último Censo do IBGE, de 2010, há aproximadamente 3,4 milhões de jovens entre 10 e 17 anos no mercado de trabalho. Para os que acreditam que esse tipo de ação não passa de uma forma para garantir votos, os dados comprovam que é um meio eficiente para que os jovens possam buscar um futuro melhor por meio da educação.

exito Neex Brasil - Criação e Desenvolvimento de Sites
55 (67)3331 0553

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade."
George Orwell