em matéria
em em vídeo
em convidado
Últimas Notícias
Convidados
Fale conosco Expedinte/Termos de uso [email protected] Whatsapp 55 67 3331 0553 © Copyright 2017. Todos os direitos reservados à
MULTIPLIX - Planejamento, Mercado e Tecnologia

GERAL

GERAL - Quarta, 10/01/2024

Campo Grande inicia quadriênio empossando 40 novos conselheiros tutelares

Ana Paula Fernandes/Portal CG Notícias

Segundo a prefeita Adriane Lopes, os 15 novos conselheiros começam a atuar imediatamente

Campo Grande celebra um novo capítulo dedicado à proteção e bem-estar de crianças e adolescentes! Em uma cerimônia vibrante realizada no auditório do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG) nesta quarta-feira (10), a prefeita Adriane Lopes empossou os 40 membros titulares e suplentes dos Conselhos Tutelares para o quadriênio 2024/2027. Esse momento histórico não só representa um aumento expressivo de 60% no efetivo, beneficiando as regiões do Prosa, Anhanduizinho e Imbirussu, mas também reflete a escolha desses dedicados defensores da infância através de votação pública realizada em 56 zonas eleitorais, tanto urbanas quanto rurais, no último 1° de outubro.

Em meio à atmosfera positiva desta manhã, a prefeita Adriane Lopes anunciou durante reunião com os conselheiros eleitos e o CMCDA, que nos próximos 90 dias serão instalados os três novos Conselhos Tutelares. Essa significativa expansão oferece um espaço para os 15 conselheiros recém-empossados.

“Os 15 novos conselheiros começam a atuar imediatamente nessas regiões, mas alocados dentro dos cinco conselhos ou em escolas próximas onde há necessidade. Desde o mês passado nós já estávamos vendo a possibilidade de abrir esses três novos conselhos e eles devem estar prontos em 90 dias, visando a garantia dos direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade”, pontua Adriane.

Para o presidente da Associação de Conselheiros Tutelares de Mato Grosso do Sul, Adriano Vargas, a posse dos 40 conselheiros e anúncio da inauguração de mais três Conselhos é um avanço na proteção da criança e do adolescente. “Com isso nós temos um aumento de 60% no efetivo de conselheiros tutelares à disposição das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Com certeza é um avanço para todos na nossa capital”, disse Vargas, que foi reeleito para o novo mandato.

Maria Suenia de Lima Romeiro, de 45 anos, foi empossada e destaca que já trabalha com a população há alguns anos. Feliz com a posse, ela pontua que fará o melhor para realizar o atendimento às crianças e adolescentes. “Eu já fui presidente de bairro, já fui presidente do Instituto Mirim e sempre fiz um trabalho social na comunidade. E com a graça de Deus, vamos fazer um bom trabalho pelas nossas crianças.”

Larissa Abdo Corrêa, de 25 anos, é psicóloga e tem especialização em psicologia jurídica e sistemas de garantias de direitos da criança e do adolescente. Ela destaca que sua formação vai auxiliar nos trabalhos como conselheira. “Ser conselheira para mim sempre foi um propósito de vida. É uma missão e quero desenvolver um trabalho na prevenção da violação de direitos, da violência e não ficar só trabalhando na emergência, mas na prevenção. Quero fazer um trabalho com a família e com a comunidade”.

Daniel Castro Lima, de 42 anos, é enfermeiro e atua há anos na área da saúde. Ele cita que com a experiência de atendimento humanizado às crianças e adolescentes, o trabalho como conselheiro será mais fácil. “Estou no primeiro mandato e foi muito motivador ser eleito e agora empossado nós podemos proporcionar às crianças e adolescentes a garantia dos direitos. Vamos reforçar esse time que já faz esse trabalho maravilhoso. Minha área de atuação é a saúde e tenho uma bagagem boa para ter a segurança na atuação da função.”

A prefeita Adriane Lopes destacou que trabalhar com parcerias e diálogos certos traz a resolutividade de demandas da sociedade e tem como resultado um melhor serviço público. Para ela, a função dos conselheiros é essencial para o futuro das crianças e dos adolescentes.

“Vejo a função do conselheiro tutelar como uma missão de proteção. Estarei empenhada para caminhar junto com vocês para podermos avançar em nossa cidade em todas as esferas de atuação. E destaco que aumentar a rede de proteção é fundamental para essa garantia. A pauta ‘crianças e adolescentes’ é prioridade na nossa gestão e deve ser prioridade de todos. Precisamos de prevenção e o papel dos conselheiros é fundamental.”

O vice-presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Campo Grande), Márcio Benites, destaca que o pleito não foi fácil, mas que termina de maneira grandiosa com a “coroação”dos 40 conselheiros.”Nossas crianças vão estar bem cuidadas com todos os nossos conselheiros. Não é uma área fácil, mas é muito gratificante. Desejo boa sorte a todos vocês”.

O Promotor de Justiça, Nicolau Junior, salientou que os empossados devem colocar acima de tudo o cuidado às crianças, deixando lado crenças pessoais e ideológicas. “Quero destacar a importância do trabalho dos conselheiros e dizer que o direito da criança e do adolescente devem sempre estar em primeiro lugar”.

Os Conselheiros Tutelares eleitos exercerão mandato de 4 (quatro) anos, no período de 10 de janeiro de 2024, até 10 de janeiro de 2028. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Os decretos com as nomeações dos 40 conselheiros tutelares estão publicados na edição nº 7.345 do Diogrande.


Com informações do Portal CG Notícias 
exito Neex Brasil - Criação e Desenvolvimento de Sites
55 (67)3331 0553

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade."
George Orwell