em matéria
em em vídeo
em convidado
Últimas Notícias
Convidados
Fale conosco Expedinte/Termos de uso [email protected] Whatsapp 55 67 3331 0553 © Copyright 2017. Todos os direitos reservados à
MULTIPLIX - Planejamento, Mercado e Tecnologia

INTERNACIONAL

INTERNACIONAL - Terça, 23/04/2013

Paralisado, o físico Stephen Hawking usa a tecnologia para se comunicar

O físico britânico Stephen Hawking, autor do maior best-seller da ciência para leigos: "Uma Breve História do Tempo", teve sua fala prejudicada por uma doença com a qual foi diagnosticado aos 21 anos. A esclerose lateral amiotrófica afeta células nervosas responsáveis pelo controle da musculatura. O físico perdeu a voz por completo após se submeter a uma traqueostomia de emergência decorrente de uma grave pneumonia, na década de 80.

Desde então, para conseguir se comunicar, Hawking adotou um software que permite escrever frases selecionando palavras de um menu com um toque da mão e um sintetizador de voz que trouxe de volta a fala, ainda que eletrônica.

Hawking escreve e pronuncia seus discursos por meio de um tablet acoplado a um dos braços da cadeira. No menu há termos prontos, como "sim", e uma lista de palavras em ordem alfabética, além da função soletrar. Um sensor nos óculos capta movimentos da bochecha usados para escolher as frases. O texto completo é enviado ao sintetizador, que cria a voz simulando entonação. O som sai atrás do suporte do computador. Para palestrar, ele escreve o discurso antes. Na hora da participação, envia ao sintetizador uma frase por vez, o que deixa a fala mais natural.


exito Neex Brasil - Criação e Desenvolvimento de Sites
55 (67)3331 0553

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade."
George Orwell