em matéria
em em vídeo
em convidado
Últimas Notícias
Convidados
Fale conosco Expedinte/Termos de uso [email protected] Whatsapp 55 67 3331 0553 © Copyright 2017. Todos os direitos reservados à
MULTIPLIX - Planejamento, Mercado e Tecnologia

SAÚDE

SAÚDE - Quarta, 09/08/2023

Prefeitura entrega novo equipamento de raio-x para UPA e amplia capacidade de atendimento à população

Mais moderno, aparelho possibilita processamento de imagem em até três segundos

Roberto Ajala/CG Notícias

Agilidade no diagnóstico contribui para recuperação do paciente, avalia secretário de Saúde

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), entregou nesta quarta-feira (9), um novo equipamento de raio-x para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leblon. Mais moderno e eficaz, o equipamento proporcionará maior qualidade e agilidade no processamento da imagem, contribuindo para um melhor diagnóstico e na ampliação da oferta de atendimentos. É o quarto equipamento entregue somente este ano para as unidades de urgência.

Para a prefeita Adriane Lopes, o investimento na estruturação da rede de saúde e na aquisição de novos equipamentos, como o aparelho de raio-X, é um passo importante na melhoria da qualidade da assistência prestada à população.

“Essas ações refletem o nosso compromisso com os cidadãos e reforçam o principal objetivo da administração municipal: avançar ainda mais para proporcionar aos campo-grandenses uma saúde de qualidade”, afirma a chefe do Executivo Municipal.

A Prefeita lembrou que ao longo do mês de agosto, diversas outras melhorias na área da saúde serão entregues à população, dentro da programação de aniversário de 124 anos de Campo Grande.

“Iremos entregar a revitalização de unidades de saúde, a renovação de todo o Parque Tecnológico da Secretaria de Saúde, com a entrega de novos computadores de informática, o novo Centro de Referência da Mulher, com um cuidado voltado a linha materno-infantil, entre outras conquistas que serão anunciadas nesses próximos dois meses.  Estamos trabalhando de maneira incansável para proporcionar a nossa população um serviço mais eficiente”, complementa.

O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, destaca que a disponibilidade de equipamentos modernos e tecnologicamente avançados, como o raio-X, tem um impacto transformador na capacidade diagnóstica e terapêutica das unidades de saúde.

“Isso permite diagnósticos mais precisos e rápidos, possibilitando tratamentos mais eficazes e ágeis. A agilidade no atendimento é essencial, especialmente em situações de emergência, e pode fazer a diferença na recuperação dos pacientes”, enfatiza.

Ele explica que o aparelho de raio-x é uma ferramenta versátil e indispensável para o diagnóstico e monitoramento de uma ampla gama de condições de saúde, desde fraturas e lesões traumáticas até infecções respiratórias e problemas cardíacos.

“A sua disponibilidade na UPA possibilita uma avaliação mais completa e abrangente dos pacientes, contribuindo para a identificação precoce de situações críticas e a adoção de tratamentos adequados. A rapidez e precisão no diagnóstico proporcionadas pelo raio-X também têm um impacto significativo na gestão do fluxo de pacientes na UPA.

Com a capacidade de realizar exames diretamente no local, é possível reduzir a necessidade de transferência para outros serviços de imagem, diminuindo o tempo de espera e agilizando o tratamento. Isso não apenas melhora a experiência do paciente, mas também otimiza o uso dos recursos disponíveis na unidade”, destaca.

Por mês, a UPA Leblon, localizada na Região Urbana do Lagoa, realiza uma média de 16,8 mil atendimentos, sendo considerada a unidade de urgência com maior demanda do Estado.

Outros equipamentos
Somente este ano, três outros novos equipamentos de raio-x  foram entregues nas UPAs Moreninha, Universitário e Coronel Antonino. Os equipamentos disponibilizados para estas unidades são digitais, o que possibilita um tempo de processamento de imagem de até três segundos, enquanto o analógico pelo sistema CR, usado até então, leva em torno de 30 a 40 segundos. Isso possibilitou ampliar a capacidade de atendimento.

Atualmente, o serviço de raio-x também está disponível para atendimento de urgência nas UPAs Leblon, Universitário, Moreninha e Coronel Antonino e para atendimento ambulatorial, via agendamento pelo Sistema de Regulação (Sisreg), na Unidade Especializada de Reabilitação e Diagnóstico (UERD) e no Centro de Apoio e Diagnóstico Municipal (CADIM).


CG Notícias
exito Neex Brasil - Criação e Desenvolvimento de Sites
55 (67)3331 0553

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade."
George Orwell