em matéria
em em vídeo
em convidado
Últimas Notícias
Convidados
Fale conosco Expedinte/Termos de uso [email protected] Whatsapp 55 67 3331 0553 © Copyright 2017. Todos os direitos reservados à
MULTIPLIX - Planejamento, Mercado e Tecnologia

POLÍCIA

POLÍCIA - Quinta, 24/08/2023

Raqueado, site da prefeitura de Dourados sofre ataque superficial

Página oficial ficou aproximadamente três horas fora do ar até ser restabelecida

Reprodução/Internet

Invasor não teve acesso aos bancos de dados ou sistema administrativo do site 

O site oficial da Prefeitura Municipal de Dourados sofreu um ataque externo na noite desta quarta-feira (23). No início da madrugada desta quinta (24), o problema já havia sido contornado pela equipe de TI (Tecnologia da Informação) e o sistema novamente no ar.

O trabalho de recuperação do site começou por volta das 23h, assim que o problema foi detectado. Para isso, foi restaurado um back up (cópia) que é usado neste e em outros tipos de problemas que podem afetar a página.

De acordo com o analista e programador José Pessoa Júnior, a equipe trabalha agora para detectar possíveis vulnerabilidades. “Estamos procurando falhas de segurança que possibilitaram esse ataque. Pode ser alguma porta de entrada com versão mais antiga que precisa de atualização”, explica.

Segundo Pessoa, o ataque sofrido nesta quarta foi superficial e não teve invasão no banco de dados. “É o que chamamos de defacement. Os invasores apenas mudaram a capa do site para publicar a mensagem que eles queriam, mas sem acesso ao sistema administrativo”, completa.

Segundo o site CanalTech, “defacement”, ou simplesmente deface, é uma técnica que consiste na realização de modificações de conteúdo e estética de uma página da web. É o ato de desfigurar a aparência de um website, geralmente com o objetivo de transmitir uma mensagem de cunho ativista”.


Com informações da Prefeitura de Dourados
exito Neex Brasil - Criação e Desenvolvimento de Sites
55 (67)3331 0553

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade."
George Orwell