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GERAL - Sexta, 11/08/2023

Trilha do Consumidor leva ações do Procon/MS aos bairros da capital

Mais de 400 pessoas receberam informações sobre canais de atendimento, denúncia e legislação

Divulgação/Kleber Clajus

Atendimento e Defesa do Consumidor

Em ação alusiva ao Dia dos Pais, o Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) visitou, na quinta-feira (10), oito bairros de Campo Grande. Mais de 400 pessoas receberam informações sobre canais de atendimento, denúncia, legislação e o que fazer para tratar e se prevenir em relação ao superendividamento.

Cristina Alves Barbosa, de 36 anos, comentou que ao trabalhar em uma financeira participou de negociações realizadas entre a empresa e os clientes no Procon/MS, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos).

Hoje com seu negócio próprio, a microempreendedora da área da beleza elogia a ação de se orientar sobre direitos e deveres de forma mais próxima. “A orientação nos ajuda a entender melhor o Código de Defesa do Consumidor”, comenta Cristina.

Essa proximidade também foi comemorada por Gislaine Ribeiro, de 34 anos, que comercializa produtos de limpeza e aromatizantes de ambiente no Coophavilla II. “Preciso saber dos meus direitos [como empreendedora] e os do cliente até para melhorar essa relação”.

O piscineiro André Marcimino, de 35 anos, fazia um intervalo para se hidratar no Bairro União quando recebeu material sobre como prevenir-se contra o superendividamento. Morador da Moreninha IV, ele destacou que ir até os bairros “ajuda quem mora na periferia e ainda não tem muito conhecimento [das ações do Procon]”.

Mais perto

De acordo com a secretária-executiva do Procon/MS, Nilza Yamasaki, essa proximidade com os consumidores e fornecedores nos bairros compõe estratégia da instituição, especialmente em relação aos micro e pequenos empresários. Os consumidores, por sua vez, são estimulados a consumir de forma consciente, especialmente próximo de datas como o Dia dos Pais.

“A Trilha do Consumidor evoluiu da área central e shoppings para também estar presente nos centros de comércio próximos da residência das pessoas. Queremos reforçar a necessidade do consumo consciente e do cuidado para se evitar o superendividamento, com a disponibilidade de planilhas para controle de gastos. Já o empreendedor tem a oportunidade de acessar dados sobre a legislação e como o Procon pode ser seu parceiro”, explica Nilza.

Dentre os bairros visitados estiveram a Coophavila II, Tarumã, União I e II, Oliveira I, II e III e Parque dos Girassóis. O trabalho foi acompanhado por lideranças comunitárias, equipes de orientação da Agems (Agência de Regulação do Estado de Mato Grosso do Sul) e integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB-MS.


Com informações do Procon MS
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