em matéria
em em vídeo
em convidado
Últimas Notícias
Convidados
Fale conosco Expedinte/Termos de uso [email protected] Whatsapp 55 67 3331 0553 © Copyright 2017. Todos os direitos reservados à
MULTIPLIX - Planejamento, Mercado e Tecnologia

ESPORTE

ESPORTE - Domingo, 27/08/2023

GP da Holanda: Verstappen vence e iguala recorde de Vettel

Com nono triunfo consecutivo em 2023, holandês repetiu feito do tetracampeão em 2013; temporal mudou cenário a 11 voltas para o fim

Getty Images/Dan Istitene

Max Verstappen comemora recorde de nove vitórias consecutivas na F1 após triunfo na Holanda

A chuva bagunçou o GP da Holanda deste domingo, mas a superioridade de Max Verstappen segue inabalada. No retorno da F1 após as férias de verão, o bicampeão obteve sua terceira vitória em casa e a nona sucessiva de 2023, igualando recorde estabelecido por Sebastian Vettel em 2013 de mais triunfos consecutivos no ano. Fernando Alonso, que largou em quinto, foi segundo. Pierre Gasly, inicialmente 12º, completou o pódio - o segundo da Alpine na temporada.

Verstappen largou da pole position, mas não teve vida fácil: demorou a adotar pneus intermediários quando a chuva chegou na largada e viu Pérez antecipar a estratégia. A superioridade do bicampeão e a movimentação da corrida jogaram contra o mexicano, superado na volta 13; Max, porém, não chegou a abrir mais que 10s de vantagem sobre ele.

A chuva se foi tão rápido quanto chegou e, em dez voltas, os pilotos já tinham parado duas vezes. E a precipitação voltou com muita força a 11 voltas para a bandeirada, momento em que Pérez escapou da pista na curva 1 e perdeu a vice-liderança. Em terceiro, ele ainda foi punido por acelerar no pitlane e ultrapassado na bandeirada por Gasly.

Max Verstappen no GP da Holanda de F1 em 2023 — Foto: ANP/Getty Images

O bicampeão da RBR demorou a visitar o pit lane para adotar pneus de chuva forte, novamente. E apesar de manter a liderança, teve que segurar a pressão de Alonso, a menos de 1s dele na relargada que sucedeu uma bandeira vermelha de 43 minutos.

Após o 11º triunfo do ano, Verstappen vai a 339 na liderança do campeonato de pilotos, 131 à frente de Pérez. Com o pódio, Alonso segue vice-líder e amplia agora sua vantagem para Lewis Hamilton de um ponto para 12. No Mundial de construtores a RBR permanece na ponta com 540 pontos. Mercedes continua na vice-liderança, porém, a vantagem para a Aston Martin caiu de 51 para 40 pontos.

Resultado

Max Verstappen (RBR)
Fernando Alonso (Aston Martin)*
Pierre Gasly (Alpine)
Sergio Pérez (RBR)
Carlos Sainz (Ferrari)
Lewis Hamilton (Mercedes)
Lando Norris (McLaren)
Alexander Albon (Williams)
Oscar Piastri (McLaren)
Esteban Ocon (Alpine)

Lance Stroll (Aston Martin)
Nico Hulkenberg (Haas)
Liam Lawson (AlphaTauri)
Kevin Magnussen (Haas)
Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
George Russell (Mercedes)
Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - ABANDONOU
Charles Leclerc (Ferrari) - ABANDONOU
Logan Sargeant (Williams) - ABANDONOU.

*Ponto extra de volta mais rápida da corrida.

A próxima etapa da F1 será o GP da Itália em 3 de setembro, válido como a 14ª etapa da temporada. Restam oito rodadas para o fim do campeonato. Veja calendário.


Com informações do GE/Globo 
exito Neex Brasil - Criação e Desenvolvimento de Sites
55 (67)3331 0553

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade."
George Orwell